29.9.13

6 Dicas + tutoriais para blogs


Oi oi gente. Hoje eu voltei com a tag #dicasparablogs porque eu sei que muita gente curte saber o que tá fazendo de legal ou chato no seu blog, e algumas pessoas precisam (sério). 
Tem algumas semanas que eu comecei a participar de uns grupos no Facebook para a divulgação de blogs e tal, eu como curiosa mesmo, visito váaaarios, e com base no que andei vendo de "errado", decidi montar mais dicas, vamos conferir?

Não mendigue seguidores/likes: Com certeza foi o que eu mais vi nesses grupos. Fulana de tal posta assim: "Ooooi pessoal, olhem aqui meu blog fulanadetal.com e me ajudem a chegar na meta de 800 seguidores, retribuo todos."
O primeiro passo para o blog de sucesso é ter auto confiança, confie no seu conteúdo, no seu trabalho, dê o melhor de si e produza um bom resultado, as pessoas vão gostar, e aí você não vai ter apenas seguidores, mas sim leitores de verdade.

2° Faça parcerias: Parcerias é a melhor parte de blogar, mas é o seguinte, não chegue em qualquer uma e fale "Olha, divulga meu blog aí que eu divulgo o seu também", "vamos trocar seguidores" ou coisas do tipo. Eu acho que a parceria tem que vir de um gostar recíproco, fulana curte meu blog, eu curto o blog de fulana, vamos fazer uma parceria, na minha opinião isso séria o correto.
Mas porque a parceria é importante? Em primeiro lugar, é menos esforço, você não vai precisar ficar divulgando em 15 grupos, comentando em não sei lá quantos blogs e virando a chata da blogosfera. Em segundo, quando o elogio vem de fora, tem muito mais impacto, os leitores do blog que está te divulgando vão pensar "Nossa, se a autora do blog aqui tá divulgando é porque é bom". Em terceiro, se a dona do blog que vai te divulgar, gosta do teu blog, claro que vai ficar um post verdadeiro, sem aquela coisa superficial, e ela não vai decepcionar os leitores dela divulgando uma coisa que ela não gosta e provavelmente os leitores dela não vão gostar.

3°  Cuidado com o We Heart It: Muita gente utiliza de imagens do We Heart It para ilustrar seus posts, afinal, esse site tem fotos muito legais. Mas pensem comigo, o WHI não é um site fotográfico, ninguém tira a foto e posta ali, então, de onde vem as fotos? Do Flickr, oras. Há pessoas que rondam o flickr atrás de fotos legais para postar no WHI e ganhar likes, apenas isso. Na minha opinião esse site é o maior contrabando de fotografia. 
Eu faço de tudo para pegar a foto do flickr, uma questão de praticidade na hora de dar os créditos. Tá bom que no flickr muitos fotógrafos não usam tag, as pesquisas são um pouco mais difíceis porque há muitas fotos, e etc, mas com paciência você acha fotos bem legais e galerias incríveis. 

4° Mantenha seu blog vivo: Acho que a maioria de nós blogueiras já teve outros blogs antes do atual. Eu mesma já tive vários (passado cabuloso), cada coisa viu? Mas era coisinha que eu me animava para escrever no máximo um mês, não tinha nem conteúdo, e eu me desanimava sempre pelo mesmo motivo: ninguém seguia. Na verdade, nem eu mesma seguiria, aí ficava aquele lixo abandonado perambulando pela internet. Por isso eu digo, um bom conteúdo é tudo, e atualizar é mais importante ainda,mas por favor, não sabe o que postar, não poste, assim você evita de fazer um post chato, entediar seus leitores e tal.

5° Responda seus leitores: Não tem nada pior do que uma blogueira que não responde os leitores. Logo de cara, passa a impressão de ser uma pessoa metida, e em segundo plano, é legal responder os comentários, saber o que as pessoas estão pensando do seu blog, e vai que alguém amou o seu post, até faz uma perguntinha e tal, aí você não responde? Chato né? 
Eu curto responder os meus leitores, apesar de muitas vezes nem saber o que escrever (vocês me deixam encabulada com tantos elogios, hahaha), mas eu procuro sempre deixar um comentário de volta (: 

6° HTML não é luxo, é necessidade: Uma blogueira que se preze tem que aprender alguma coisa básica de HTML, de verdade. Mesmo que você mande fazer o layout mais lindo do mundo e não se envolva em nada com HTML, tem que saber. Vai que um dia o seu blog buga alguma coisa, e quem tem que resolver? Você, afinal não vai ter ninguém de plantão para te ajudar com isso né?
Aprenda nem que seja o mínimo, é importante, e com certeza quem sabe deve ficar muito orgulhoso quando faz um layout lindo, pelo menos eu admiro demais da conta 

Fiz uma listinha aqui de bons sites com tutoriais em HTML para você utilizar e aprender um pouquinho mais (: 
Go Imagine
Goods Sweets
Luving
Acesso Permitido
Quando Dezoito

10 comentários:

  1. Oi! Gostei das suas dicas. Ainda não domino o código html, mas tenho tentado aprender porque apesar do meu blog ser recente e eu ainda estar preocupada mais em fazer amigos leitores do que tornar meu blog super famoso, é isso que você falou, vai que em alguém momento dá um erro, estraga meus planos mesmo enquanto microblog rs.

    Também não gosto do We <3 it pra essa finalidade, uso quando quero pesquisar algum tema pra imprimir e usar em um diy, tento buscar fotos no flickr que o autor já tenha creditado, como gosto muito de fotografar, sei como é chato sua foto tomar um rumo de compartilhamento sem você não ter nenhum reconhecimento pelo trabalho.

    Beijo!

    http://mandyisfabulous.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy, quando eu comecei com este blog, eu achava HTML coisa do cão hahahaha, eu simplesmente não entendia aquela linguagem e tal, daí eu saí procurando uns tutoriais que explicavam o que cada código fazia e ai eu fui aprendendo um pouquinho aqui e ali. Hoje eu já domino o básico, já sei customizar meu blog com os tutoriais, modificar os próprios tutoriais hahaha.
      O We Heart It tem as mesmas fotos do flickr, praticamente, o que muda é a facilidade de você achar o que você quer, e a questão da falta de créditos :/
      Beijo :*

      Excluir
  2. Olha amei,so nao concordo quando vc fala sobre os grupos,eu gosto de divulgar em grupos,tipo quando eu apareco la vejo varias meninas pedindo pra seguir,entro se eu gostar eu sigo e peco pra retribuir (se a pessoa gostar do meu tbm).Ja encontrei varios blogs nesses grupos que hj visito diariamente.
    Agora de reto amei tudo mesmo.
    Aparte de HTML eu tenho que aprender,preciso de um layout novo urgentemente mas nao sei fazer vou olhar todos esses blogs pra ver se aprendo.Beijos flor http://loveandei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece muito nos grupos mesmo, eu não respondo os comentários de lá, visito os blogs sim, deixo algum comentário sempre que possível, e se eu gostar de verdade eu sigo, mas não troco o meu seguir por outro, acho que tem que ser algo de verdade.
      HTML é necessidade para blogueiras :B se você procurar bem, tem uns tutoriais ensinando a fazer o seu próprio layout, no photoshop, ao que me pareceu, não é lá muito fácil, mas com dedicação a gente consegue né?
      Beijox

      Excluir
  3. Adorei as dicas Bárbara! Seu blog é muito fofo, voltarei mais vezes...
    http://entreamigastips.blogspot.com.br/ VISITE O BLOG, tudo sobre o universo feminino, com dicas, resenhas e tutoriais te espero lá!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda, seu blog também é um amor :B volte sim, estarei esperando!
      Beijos!

      Excluir
  4. Que dicas boas, Bárbara! Gostei de todas :) De fato, o pessoal adora mendigar visitas e implorar por seguidores, mas não se preocupa em fazer um blog convidativo! E a questão do HTML é fundamental :) Seu blog mesmo é um exemplo disso! Não tem nenhuma "firula htmlística" mas é super lindo e agradável aos olhos!
    beijinhos! =**
    www.beyondcloudnine.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigado por todos estes elogios Manu, muito obrigado mesmo <3
      Eu falo nesses posts o que me atrai em blogs e o que eu acho que vai ser útil para as blogueiras, por uma blogosfera melhor :B
      Beijos, mwah ;*

      Excluir

Oi, meu nome é Bárbara, tenho 17 anos e moro no Maranhão. Estudante, aspirante a fotógrafa, adoro viajar, cartas, postais,design ♥ se quiser saber mais clica aqui.

 
Galeria Clichê © Todos os direitos reservados.