22.1.14

6 dicas para estudar mais



We Heart It

Quanto tempo sem postar aqui! Nos meus momentos ociosos me faltava criatividade para postar aqui, e agora que as aulas voltaram, que estou começando a minha rotina corrida novamente, tem um turbilhão de ideias na minha mente , fazer o que né gente?
Já que estamos nesse clima todo de volta as aulas, vou deixar aqui algumas dicas que eu faço e que quero cumprir este ano. Uma das minhas promessas de ano novo foi estudar mais, quero manter meu histórico escolar bonitinho, já estou na reta semi-final, não custa nada me dedicar mais um pouquinho. E se estamos falando de dedicação na escola e tudo mais, esse ano talvez não seja um dos anos mais produtivos para o blog, mas eu darei o melhor de mim para me dividir entre escola/blog.
Vamos conferir as dicas? Coloquei aqui as que eu acho mais simples e que eu consiga cumprir, válidas tanto para quem estuda ainda no fundamental, ensino médio ou faculdade mesmo.

1- Não deixe acumular conteúdo: Meus professores sempre falam que "matéria dada é matéria estudada". Se você tirar ao menos 2 horas da sua tarde para revisar o conteúdo visto de manhã na escola ninguém morre,  assim você fixa o assunto na mente, vê dúvidas que talvez não surgiram na sala e pode tirá-las na próxima aula e o melhor: não acumula conteúdo, ou seja, no final do mês você não tem que rever um conteúdo lá do começo, sem oportunidades de tirar as dúvidas e com o conteúdo inteiro para revisar. (Dependendo das matérias que forem ser estudadas, as duas horas de estudo podem variar para mais ou para menos, geralmente para mais hahaha).

2- Tem dificuldade? Senta na frente!: Não tem jeito, sentar no fundão você se dispersa. O fundão é mais escondido, o professor não vai ficar toda hora te chamando a atenção, é o lar daquela galera bagunceira (ou dos mais altos), então, se você tem dificuldade em física (por exemplo), sente-se na frente em todas as aulas de física. Troca de lugar com alguém só durante essa aula, leva sua cadeira para a frente, senta na cadeira do professor (já que ele da aula em pé), senta no chão, mas senta na f-r-e-n-t-e.
(ps: o exemplo foi física porque é o meu terror!)

3- Preste atenção na aula, de verdade: Não adianta cravar os olhos no professor e ficar viajando. Esqueça os celulares, seus amigos (a maior parte) tá quase toda ali naquela sala, se você estuda em particular você paga caro por aquelas aulas (se você estuda em pública também paga caro, afinal são os seus impostos ali) deixar o celular de mão por algumas horas não custa, nada de ficar escondendo dentro dos estojos e ficar dando aquela "fugidinha" quando o professor vira as costas.

4- Tenha um grupo de estudos: Se você consegue estudar em grupo, é uma boa ideia. Junte as amigas e formem um grupo de estudos para revisar os conteúdos semanais. Todo mundo é bom em uma coisa, aquela sua amiga boa em história pode te ajudar, mas lembra que ela é horrível em química? E você é boa em química. Nada de formar grupos muito grandes, no máximo 6 pessoas, se não vira conversa demais, ninguém foca, ninguém estuda. Infelizmente é assim.

5- Organize bem suas anotações: Tem gente que copia o quadro todo, detalhe por detalhe, mas quando termina e vai olhar a página tá um carnaval. Sofri muito com isso no ano passado, minhas anotações de biologia eram uma bagunça, desenhava para um canto, não cabia as legendas do desenho, acabava a folha mas não acabava o desenho, total bagunça! 
Copie com calma, de preferência quando o professor não estiver falando, porque prestar atenção na fala, e escrever o conteúdo é meio difícil né, deixe tudo organizado no caderno, afinal ele é o principal meio de estudo (pelo menos para mim). Tem uma fórmula importante? Um aviso, um lembrete? Escreva e cole em um post it, fica bem melhor para lembrar pois assim que abrir a página vai dar de cara com o assunto importante a ser lembrado.

6- Escola não é tudo: É apenas 98% da sua vida hahaha. Reserve os outros 2% para você, para a diversão, porque ficar só estudando, sem um descanso, acaba não aprendendo nada. A mente precisa relaxar para aprender coisas novas. Olha, tem que divertir mesmo, nada de ficar o final de semana na internet. Tem que sair, curtir uma piscina, um passeio, para quem gosta de fotografar tem que fotografar muiiiito <3 desenhar, escrever, fazer o que você gosta como uma forma de libertar a mente (: 

16 comentários:

  1. Hey! Conheci o blog agora e gostei bastante :3 , estou na faculdade e realmente a dica serve até pra lá, mas eu tenho um dificuldade imensa. Sempre deixo acumular conteúdo e penso "só duas horas por dia não será suficientes" e acabo não estudando nada :S ... esse nao talvez troque de curso DE NOVO , então agora as coisas estão meio incertas, mas organização e planejamento são ótimos \o\ bjs

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada Mônica :B olha, a gente pensa isso mesmo, talvez duas horas não sejam suficientes, talvez não sejam mesmo, mas já ajuda demais né? Aquela matéria que a gente manda bem não leva mais de 15 min para revisar, e se a gente revisar todo dia é pouca coisa, no sábado ou domingo você faz um balanço semanal, o interessante é não acumular conteúdo e nem dúvidas hahaha. Boa sorte no seu curso!

      Excluir
  2. Sério eu amei essas dicas ! o ano passado foi totalmente diferente : Deixei acumular conteúdo , Sentei bem no fundo , Ficava mexendo no celular nas aulas chatas e nem prestava atenção , Grupo de estudos ? caraca só se for pra conversar coisas aleatórias que não tem nada haver com escola , comprei uma agenda e usei ela pra conversar e fazer post do blog , e na verdade a escola nem 2% não era rsrs (sabe não sei como eu passei de ano) , mas eu falei pra mim mesma q esse ano eu iria estudar mais , e adorei essas dicas , só basta fazer um esforço pra conseguir né ? AMEI SEU BLOG (SEGUINDO)
    www.samydicas-blogando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente só consegue com esforço né? Admito que ano passado não fiz naaaaada disso. Só no final do ano quando a coisa tava ruim mesmo eu larguei o celular, exorcizei o demônio (facebook), dei um pequeno time no blog e comecei a me dedicar mesmo na escola. Me lembro quem em novembro eu estava louca com a nota de física, estava a beira da recuperação, uma tarde toda estudando, passar direto foi um milagre hahaha :B

      Excluir
  3. Sou professora de inglês e acho que algumas dessas dicas cairiam bem pros alunos. ^_^

    http://thisiskeyko.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo gente? A professora concorda comigo :B

      Excluir
  4. Vou tentar seguir todas as suas dicas, serio hahaha principalmente a de organizaçao e a de nao acumular conteudo. Vamos ver kk adorei o post creio que ajudará bastante gente <3
    Já te sigo <3 um beijao <33

    http://iintheclouds.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tentando não acumular muito conteúdo e admito que é bem melhor, porque você fica com tudo fresquinho na mente :P
      Beijo!

      Excluir
  5. Ótimas dicas :D Uma das minhas metas é sentar na frente, aliás é o meu último ano no ensino fundamental e no final do ano se tudo der certo, passar para uma escola federal, cursos e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah boa sorte! Meu ensino fundamental foi bem conturbado hahaha, mas o ultimo ano foi o melhor de todo o meu histórico!

      Excluir
  6. Opa, adorei as dicas! Vieram super na hora já que minhas aulas começam dia 03 e esse ano é ano de vestibular! Vou tentar não deixar o conteúdo acumular hahahaha Adorei o blog, beijos <3

    Visite meu blog: http://s-exhibit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do conteúdo funciona viu?! Se não der de revisar todo dia como por exemplo nos dias que tem aulas dia e tarde, dá para revisar duas vezes por semana pelo menos (:
      Super feliz em ter ajudado, final de ano quero ver todas passando no vestibular hahaha

      Excluir
  7. As dicas são boas mesmo! Sentar na frente é bem melhor, eu não saio mais da frente! hahaha A do grupo de estudos é bem boa, mas eu não consegui me manter, no pré vestibular faziam os grupos mas eu não consegui me encaixar muito bem naquilo kkk é porque sou uma chata mesmo! Minhas férias começaram e só acabam dia 17/03. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que sorte! Férias esticadas hein? Olha vou te confessar que não consigo sentar na frente, eu tento mas não dá, ainda bem que os nerds da minha sala sentam no fundo :P Eu simplesmente A-D-O-R-E-I o meu grupo de estudos, por incrível que pareça a gente conseguiu estudar, sem fofocas, conversas e etc, estudamos 2:30h sentadas meeeeesmo!

      Excluir
  8. Adorei as dicas! e seu blog tbm! beijoss

    www.coresdodia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que as dicas tenham ajudado de verdade :B obrigada Fran! Beijos!

      Excluir

Oi, meu nome é Bárbara, tenho 17 anos e moro no Maranhão. Estudante, aspirante a fotógrafa, adoro viajar, cartas, postais,design ♥ se quiser saber mais clica aqui.

 
Galeria Clichê © Todos os direitos reservados.