11.12.14

Blog Tips: 7 dicas para melhorar o seu blog


Já tem algum tempo que eu não atualizo essa categoria, é porque de uns tempos pra cá sinto que não sou a melhor pessoa para instruir  novos blogueiros. Mesmo assim, tem gente que acredita em mim, me apoia e me faz querer continuar ♥ O meu muito obrigada a essas pessoas, e a todos os leitores! 
Ter um blog de sucesso é teoricamente fácil, as regras são poucas, o que conta mesmo é a sorte dedicação. Mesmo que blogar seja um hobby, faça isso com dedicação. Os resultados serão infinitamente melhores (; 
Vamos começar? 

♥ Troca de seguidores? Por que não conquistar seguidores? 
Todo mundo já viu por aí nos grupos de divulgação aquela famosa frase: "Vamos trocar seguidores?" ou então "Segue de volta?"...Para! Para, que ta feio! 
Não vou nem comentar o quanto isso é ridículo e não ajuda em nada no crescimento do seu blog, okay? 
Já ouviu falar que o segredo de se pegar borboletas não é correr atrás delas, mas sim, fazer um jardim bonito para que elas venham até você? É isso que acontece no mundo dos blogs. 
Quando você cata borboletas na mão, é cansativo e elas podem fugir facilmente. Mas quando você prepara um jardim, já não precisa mais se cansar ao correr atrás das borboletas e nem se preocupar se elas vão fugir ou não, sabe por quê? Porque o seu jardim é tão bonito que elas vem e tem vontade de voltar sempre! 
Ou seja, invista no seu blog, torne-o um ambiente agradável e útil para os seus leitores, se quiser faça até uma pesquisa de público para ver o que está agradando e desagradando.... mude e melhore!

♥ Sobre plágio e etc...
Eu sei que você acha as fotos da Melina Souza super bonitinhas, ou então os posts da Bruna Vieira super legais, interessantes e tal. Okay, até aí tudo bem.  
Sobre as fotos, eu sei que é difícil fazer fotos legais para o blog, mas acredite, só vai aprender praticando. Até lá, não sou contra que você use fotos de outras pessoas para ilustrar um post, não exagere na quantidade de fotos também né, porém, toda vez que pegar a foto de alguém não esqueça de dar os créditos!  É justo e necessário.
Agora, sobre os posts, você não acha que já tem gente de mais lendo o blog da Bruna ou qualquer outra blogueira mais conhecida ? Todo mundo já sabe o conteúdo delas, sobre o que elas falam e a maneira que falam. Copiar o jeito delas ou até mesmo o conteúdo, não vai atrair os leitores delas pro seu blog e nem vai te deixar famosa como elas... o máximo que você pode ter é um blog cheio de plágio, que ninguém se interessa e ainda pode pegar uma multa daquelas ou até mesmo responder processo. Plágio é crime, crime sério! 

 A imagem do seu blog
Nem todo mundo tem $$ sobrando para investir pesado em um blog né? A maioria das blogueiras começaram com um layout free ou então fizeram os seus próprios. E infelizmente, ser blogueira significa dominar ao menos o básico de design e códigos html. 
Acontece que os livros ainda são julgados pela capa, e blogs também. Confesso que nem fico muito tempo em um blog quando vejo que o layout é feio, mal feito e não agrada os meus olhos. 
Investir em um layout nem sempre é tão caro sabia? Você pode conseguir bons&bonitos layouts por preços de 26 até 100 reais, nada muito caro. Mas se realmente não tá querendo investir money, e quiser investir tempo, dá para pegar alguns tutoriais e customizar o seu blog. Lembre-se de que menos é mais. Um layout simples e minimalista, além de ser mais fácil de montar, tem de que menos chances de desagradar visualmente. 
Em meio a tantas opções, comprar um layout e fazer pequenas alterações é o meio termo da coisa, você não perde muito tempo para estruturar todo um site, paga menos - isso é relativo em alguns casos, também leva menos tempo do que uma encomenda personalizada, vale a pena né?

♥ Participe de projetos
Participar de projetos com outros blogs aumenta o seu número de visitas e até de leitores, porque nesses projetos há sempre uma divulgação mútua. Como assim? Quando se faz o post sobre um projeto, deixa-se o link dos outros participantes para que os seus leitores tenham acesso aos outros blogs. Essa é a troca de seguidores que dá certo. Ninguém é obrigado a nada, a gente faz o projeto porque gosta, indica o trabalho dos colegas porque também curte e quer que os nossos leitores vejam outros conteúdos legais (: 
Ps: outras formas de ganhar mais leitores sem apelar para o segue de volta, é participar de 'follow friday' e comentar em outros blogs - e por favor, comente de verdade, nada de comentário fuleiro só para deixar seu link embaixo. Sério, isso é muito chato.

♥ Não seja superficial
Ninguém gosta de ler aquele post enorme cheio de blá blá blá. Existe coisa mais chata que blogueiro que não se envolve? Não mostra suas opiniões e sua personalidade?
As pessoas estão sim interessadas no que você tem a dizer, por isso, tem que se posicionar bem e saber argumentar. Escolha o seu lado do muro, não fique em cima dele. 
Quando vejo um blog superficial eu até já sei qual é o problema, ou é uma pessoa sem personalidade, que fica tentando imitar um e outro, ou então é alguém que não sabe do que está falando, não tem intimidade com o conteúdo. Por isso eu digo, fale sobre o que você tem conhecimento, porque se você não sabe do que tá falando... é complicado. Muito complicado. A criatividade não flui se você tem bloqueio com o assunto. 
Sempre que for fazer um post, expresse o que realmente acha do assunto, alguma situação que você já vivenciou  e que seja coerente com o tema né, algo que você já viu e sabe como é, como funciona... 
Falar sobre suas próprias experiências torna o seu blog mais interessante e original. 

♥ Interaja com os leitores
É interessante responder todos os comentários ganhados, não leva muito tempo e deixa os seus leitores super felizes viu? Se não puder responder todos, ao menos leia, e responda aqueles que tem alguma pergunta, afinal, todo mundo gosta de ser respondido. 
As redes sociais existem para... socializar. Isso mesmo. Se o seu blog tem fan page, instagram, twitter e whatever more, atualize sempre e dê um 'oi' para o pessoal. Afinal, esses meios de comunicação não servem só para divulgar ainda mais o seu site, serve para aproximar blogueiro e leitor também. 
Realizar sorteios é a forma preferida de algumas blogueiras para agradar seus leitores, e realmente, é legal. Se for realizar sorteios, invista em prêmios realmente legais, algo que todo mundo vá querer, pense se você também gostaria de ganhar o que está sorteando. 
Ah, e não esqueça de responder os emails, tem gente que recebe um email e joga no limbo. Que feio... 

♥ Blogar não é viver na frente do computador
Fazer um blog de qualidade não precisa ficar horas na frente do computador. Precisa pesquisar? Precisa sim! Mas também precisa ir atrás de conteúdo, assuntos que sejam interessantes, além de procurar parcerias, fazer boas fotos e se divertir com tudo isso né? Ficar na frente do computador só para fazer as postagens e interagir com o público, porque o maior trabalho da blogueira está no mundo real, fora da telinha. 
Então, se você quer produzir um bom conteúdo, levante da cadeira e vá atrás das novidades, elas não vem bater na sua porta. 

Dê o seu feedback respondendo a nossa  pesquisa de público, ajude a melhorar o blog ♥ Têm alguma dúvida, sugestão, elogio ou crítica? Manda um email para galeria_clichê@hotmail.com, será um prazer lhe responder! 

23 comentários:

  1. Gente, essa menina é minha inspiração, sem mais.
    Comecei meu blog a pouquissímo tempo e, não consigo abrir minhas pesquisas, sem abrir o blog dela, nem que seja só pra estar ali.
    Adoro seus posts, Bárbara.

    Beijos,
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lua ♥ espero que tenha gostado do post, e que seja útil para você!
      Beijos, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  2. Adorei as dicas!
    É sempre triste ver tantos blog por ai estilo DDQ e cada dia cria-se um igual de meninas achando que o sucesso vem fácil :(
    Deveriam ter mais post como esse pela blogosfera <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Cada dia que passa surgem mais e mais blogs, um mais parecido com o outro, todas tentando ser uma Bruna Vieira, ninguém pensa em você mesmo, original... Elas só tiveram sucesso porque foral originais (;
      Beijo!

      Excluir
  3. Adorei as dicas, são todas super verdades e devemos usar em nosso blog para melhorá-lo a cada dia. A última dica é muito boa, pois as minhas melhores ideias vem quando eu estou andando de bicicleta, tomando banho ou de bobeira com os amigos :P

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas melhores ideias surgem quando estou fotografando ou prestes a dormir, as vezes até mesmo quando eu leio um artigo legal na internet. Por isso é indispensável ter um bloquinho de notas sempre ao lado!
      A criatividade não aparece quando chamamos, ela vem quando quer :B

      Excluir
  4. Nossa, ADOREI o seu post, MESMO! Grande parte das suas dicas já pratico, por que nenhum blog vai pra frente sendo comum.
    www.espacoparafeminices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Isa! Nenhum blog vai pra frente sendo comum. O segredo do sucesso tá em fazer diferente ♥ Copiar blogs famosos não vai atrair a fama. Se um conteúdo já existe, as pessoas procuram por algo diferente dele, não é mesmo?
      Beijo :*

      Excluir
  5. Ótimas dicasss, meu blog tá muito abandonado! E preciso urgentemente de um layout novo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Elis, vamos voltar com o blog em 2015 ♥ muda de layout, as vezes a gente precisa de uma novidade para se animar!
      Espero ver o teu blog com tudo ano que vem, viu?
      Beijão!

      Excluir
  6. Barbara ótimas dicas! Muito bom mesmo, ajudou bastante! Obrigada :)

    Bjus!

    http://nattypoupee.blogspot.com
    http://nattwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Natty ♥ feliz porque pude ajudar!
      Beijo!

      Excluir
  7. As dicas são ótimas! Coisas que sempre tento seguir. Acho muito legal os projetos, apesar de que alguns blogs nem sempre estão abertos a nós, os blogs pequenos, mas sempre tem gente legal querendo ajudar! :D
    Beijo!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os blogs pequenos tem que 'ralar o tchan' até virar um blog conhecido hahaha. Mas a internet pro aí tá repleta de bons blogs, pequenos, com gente disposta a te ajudar a crescer ♥

      Excluir
  8. Ótimas dicas, você ta certa em cada virgula.
    Não menospreze seu trabalho, dicas assim ajudam muito novos blogueiros!! ;)

    http://umablogueiranadaglamourosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito das dicas. Tenho meu blog faz um ano e meio e posso confirmar que ter dedicação é o essencial. Gostei muito da parte que você disse que ser blogueira não é apenas estar na frente do computador. Algumas pessoas acham que para dar certo em um blog é necessário estar 24 h na frente do computador, na verdade é importante que a blogueiras esteja longe do computador por um tempo. Por exemplo: como você disse, algumas pessoas pegam fotos de outros lugares para ilustrar seu post ( até eu fazia isso), mas pensando bem, é longe do computador que você vai conseguir fotografar, ver as novidades, poder ter ideias... isso tudo é importante, mas não indo contra ao computador, porque é lá que você irá fazer todo o seu trabalho.
    As suas dicas são excelentes, gostei de todas. Parabéns pelo blog e por ser sincera nas suas postagens. Visitarei aqui frequentemente.
    Beijos e beijos Chris ;)
    Julietanoavesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O computador é aonde executamos o trabalho, mas todo ele é feito fora do mundinho virtual. Os melhores posts com certeza não são sobre coisas que já existem na internet, afinal, a gente gosta de novidade não é mesmo?
      Obrigada Chris ♥ beijo!

      Excluir
  10. Oi, meu nome é Felipe Baierle e a minha namorada a muito tempo sonha em ter um blog e por esses dias ela começou um, eu queria, se você tiver tempo, a sua opinião sobre o blog dela, está recém no começo e não possui nenhuma postagem relevante ainda, mas como através de suas dicas consegui ajuda-la.
    Adoro suas dicas e sempre que tenho alguma dúvida procuro o seu blog para esclarece-la e continuar ajudando a minha namorada.
    segue o link do blog: http://binscoitamind.blogspot.com.br/
    e caso seja necessário deixo meu e-mail também: felipebaierle@gmail.com
    Desculpe pelo incômodo e muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe! Muito legal que a sua namorada está começando um blog ♥ temos uma página própria para contato, vai lá. Estarei esperando o seu email com as dúvidas, quem sabe eu possa ajudar em alguma coisa.
      Beijo!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigada pelas dicas lindaa!!
    Visite se quiser! ^^
    Only my Dreams | http://blogonlymydreams.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi, meu nome é Bárbara, tenho 17 anos e moro no Maranhão. Estudante, aspirante a fotógrafa, adoro viajar, cartas, postais,design ♥ se quiser saber mais clica aqui.

 
Galeria Clichê © Todos os direitos reservados.