2.12.14

Say "Cheese"! - sobre câmeras instantâneas

 Do mesmo jeito que esponja de aço é Bombril, goma de mascar é Chiclete, fotocópia é Xerox, hastes flexíveis é Contonete, curativo adesivo é Band-Aid... Câmera fotográfica instantânea virou Polaroid
Todo mundo sabe que fotografia analógica é um processo longo. Compra filme, põe filme, tira foto, espera o filme "encher", manda revelar, espera revelar, recebe as fotos... e acaba vendo que nem tudo deu certo </3
Mas não é que lá pela década de 40 inventaram uma câmera que fazia a foto na hora? Se você achava o máximo o seu tênis com luzes piscantes nos anos 90, ou a internet nos anos 2000... imagina o auê dos anos 40 com a invenção das câmeras instantâneas.
De todos os modelos da Polaroid, os mais populares são esses aqui fabricados entre 1960 até 1980, quando a fotografia instantânea perdeu forças para a digital. 

Como já não são mais fabricadas, é difícil encontrar uma destas que funcione perfeitamente;

Os valores podem oscilar entre R$80 e R$250, mas pode-se encontrar por preços bem melhores, comprei a minha em uma feira de antiguidades, por R$25 nem esperava muita coisa sabe? Mas funcionou!

Mas por que essas câmeras são tão legais? Ela imprime a foto na hora, já sai com efeito "instagram" natural, faz um barulhinho muito legal, te dá ostentação... Sim, ter uma relíquia destas é ostentação, e eu não tô falando dessas coisas vintage e hipster não, é dinheiro mesmo. Sabe por quê? O filme que essas belezinhas usam são ó, o olho da cara, um rim e as córneas. Eles custam em média uns $25 lá na gringa, o que daria uns 60 dilmas mas é que acaba chegando aqui no Brasil por 140 dilmas (tô sendo legal), ô imposto maldito! 
Detalhe: vem só OITO papéis de foto em caixinha de filme viu? 

Nunca utilizei o PX, mas vi fotos lindos com ele. É um pouco mais caro que o outro, mas acho que vale a pena; 

Minha irmã trouxe duas caixinhas deste para mim quando voltou da Itália. Não sei se fui eu quem não sabia lidar bem com a câmera, ou se era o filme nesse clima horroroso, mas não curti,  as fotos ficaram todas avermelhadas e eu não me dei bem com câmeras instantâneas. Sad Life.

Perder o encanto pelas analógicas devido ao alto custo dos filmes é normal, por isso existem as câmeras instantâneas digitais. Que, por ser digital o equipamento custa mais caro, mas você compensa tudo em relação aos filmes mais baratos, e sem falar que os produtos são novos (fabricados atualmente), qualquer problema no equipamento tem como resolver facilmente. 
Acho que todo mundo conhece a Fuji Film e suas Instax Mini 'insira aqui o modelo'. Elas são bem queridinhas, por dois motivos: custam em média 300 dilmas dependendo do modelo, não é tão barato assim mas o motivo n°2 deixa mais óbvio porque elas são tão amadas; O pacote com filmes custa uns 40 dilmas com 10 papéis de foto. Isso mesmo, 40 dilmas = 10 papéis. Mais fotos por menos custo ♥

Essa aqui é uma Instax Mini 8, da Fuji Film ♥ um desejo de consumo!

A Polaroid não ficou para trás. Depois de um tempo parada desde o fim dos tempos analógicos, lançaram novos modelos digitais e estão arrasando no mercado. Mercado gringo, porque ainda é um absurdo os preços aqui no Brasil </3 A Polaroid Pic-300 imita bem a Fuji Instax, é um pouco mais cara, custando na média de 450 dilmas, claro que dá para encontrar mais barato, só fazer aquela pesquisa básica, ou ir nos sites gringos que você consegue achar de até $50 

A cara da Fuji, não? Até peguei câmeras de cores diferentes para não confundir :P 

Outro lançamento (o meu preferido) é essa fofa aqui, a Polaroid Z 2300. Ela é uma câmera digital compacta, até então normal, como toda instantânea ela imprime as fotos nela mesma, o diferencial é que você escolhe as fotos a serem impressas ♥ não é puro amor? É sim! Porém, mais uma vez o amor se de$faz quando a gente olha o preço: 700 dilmas </3

Ai meus feels <3 

Essas câmeras utilizam esses filmes aqui, na ordem:  
Fuji Instax Film:  R$35     Polaroid 300 Film: R$90     Polaroid Zink Paper (z2300 film): R$70 

Mais uma vez a Polaroid sai em desvantagem quanto ao custo x benefício, pelo menos na minha opinião. 
Eu gosto muito da FujiFilm Instax, ela é tão amorzinho :B sem falar que os filmes são mais baratos e tal... meu bolso agradece. No final, em questão de qualidade sai quase tudo na mesma coisa, vai muito da preferência de cada um e do que tá cabendo no bolso né? Espero que tenham gostado do post, me desculpem por ter escrito tanto assim, mas tinha que ser algo bem detalhado (: 
PS: Quem quiser ver fotos para inspirar-se com este tipo de fotografia, aqui tem uns álbuns legais: PolaroidsPolaroid LovepolaroidFuji Instax 210
créditos: E aí, Beleza? l Flickr l Pixel.brit l Flickr l Flickr 



11 comentários:

  1. Faz um tempão que tou querendo comprar a fuji instax mini 8 =/ mas sempre tenho outras prioridades =,(

    http://nattypoupee.blogspot.com
    http://nattwonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Natty, te entendo viu? Sempre fico desejando uma instax mas acabo botando outras coisas como prioridade </3 mas não custa para pedir para o Papai Noel né?

      Excluir
  2. Acho muito legal as instantâneas, mas só para pessoas fotogênicas que tiram uma foto e fica legal. Pra mim iria ser umas dez caixas de filme para uma sair aceitável :( Mas, apesar de tudo, ficaria bem agradecida se o Papai Noel me desse uma de natal, hehe.

    Abraço!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse t-u-d-o Waleska ♥ você me representa hahahahaha Esse negócio de foto instantânea só da certo para gente bonita mesmo, porque para mim não dá.
      Se o Papai Noel quiser deixar uma aqui em casa também eu aceito :B

      Excluir
  3. Love all these cameras! :) The first polaroid looks fantastic!
    www.jchung.me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The photos aren't mine </3 but the credits are in the end of the post. Take a look Jeff (:

      Excluir
  4. Ahhh, cara! Quero muito uma câmera dessas! Elas são lindaaaas e as fotos ficam tão bonitinhas :3 Tô doida por uma instax mini 8, mas papai noel não quer me dar uma de natal hahahaha. Essa última polaroid também é demais! Além de ser uma lindeza, tem essa opção de escolher as fotos... Ai gente, que amor. Preciso agora *o*

    Beijo, imaturidadeadolescente.tk ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néeeee ♥ todos desejam! Não sei se o Papai Noel vai querer me dar uma, mas eu quero muitoooooo!
      Essa ultima polaroid eu tenho, necessito, preciso comprar! Faz uma economia bacana de filmes né?

      Excluir
  5. Ai eu queria muito uma polaroid original, mas to vendo que uma instax é muito melhor na relação custo beneficio, eu tbm acho o máximo a Diana, um amorzinho na forma de camera, eu não vi, mas cê sbe me dizer onde tem umas dessas camera pra comprar que não seja um roubo de tão caro?

    http://www.fotografiaecoisinhas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pri. Eu tenho uma polaroid original, daquelas de 1970, quase nem uso de tão caro que são os filmes, só importando mesmo!
      As lojas Imaginarium vendem a Diana por 400 dilmas, eu acho caro. Mas se você der uma pesquisada no ebay, consegue achar um precinho melhor, beeeeeeeeem melhor (;

      Excluir
  6. Já vi pessoas revelando fotos no formato da instax mini, você sabe como é isso? Quais as dimensões das fotos instatâneas e uma dica pra revelar assim? Vi uma vez que cabem 2 delas numa fotos normal (se não me engano).

    www.drawnwings.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi, meu nome é Bárbara, tenho 17 anos e moro no Maranhão. Estudante, aspirante a fotógrafa, adoro viajar, cartas, postais,design ♥ se quiser saber mais clica aqui.

 
Galeria Clichê © Todos os direitos reservados.